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domingo, 29 de setembro de 2013

Dodge 1800 SE 1975


O Dodge 1800 nasceu com muitos problemas, foi todo

aprimorado, mas só emplacou ao ser renomeado Polara  


Instalada como Chrysler do Brasil desde 1967, a "terceira das três grandes americanas" sempre se concentrara na produção de automóveis de grande porte: os modelos da Simca francesa, na década de 60, e a linha americana Dodge Dart/Charger, inaugurada em 1970 com o Dart sedã. Mas no início dos anos 70 surgia o interesse em atingir o segmento dos médio-pequenos, onde concorreria com Corcel, Volkswagen TL e os futuros Chevette e Passat.



Para desenvolver seu "caçula", a Chrysler não precisou procurar muito: a filial argentina produzia no país vizinho o Dodge 1500, um sedã de quatro portas e tração traseira, que cairia bem ao mercado brasileiro. Sua origem era o Hillman Avenger, lançado em 1969 na Inglaterra por esta marca do grupo Chrysler, que também incluía a Singer, a Sunbeam e a Commer.


sábado, 17 de agosto de 2013

Ford Del Rey Ouro 1982





REPORTAGEM QUATRO RODAS


Quanto você pagou o litro de gasolina a última vez que abasteceu o carro? Quanto você julga que estará o litro de gasolina daqui a seis meses? Essas duas questões encerravam uma sabatina a que foram submetidos 1000 convidados a responder uma pesquisa promovida pela Ford em maio de 1978. Era uma época em que o consumo de combustível era fator decisivo de compra. Durante cinco dias, estiveram expostos no Clube Athletico Paulistano novos projetos do Maverick, variações da linha Corcel II e carros da concorrência, mais especificamente Opala e Passat. Brindados com uma garrafa de vinho português Família Mor, os convidados - entre eles um infiltrado repórter de QUATRO RODAS - enfrentaram uma maratona de senta-levanta comparando os carros e respondendo a vários questionários. O futuro novo Maverick de quatro portas, com mais espaço para passageiros, não vingou. Mas lá estava o embrião do Del Rey, um três-volumes com o qual a Ford pretendia ocupar o lugar de seus grandes Galaxie e Maverick. Numa outra clínica, realizada quatro meses depois, as versões de duas e quatro portas do futuro Del Rey já apareceriam com as formas próximas das definitivas, evolução dos estudos que haviam começado em 1976. 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Volkswagen Kombi 1976


Prática e bem-projetada, a Kombi prova há meio século a viabilidade de um desenho pioneiro entre os monovolumes



O projeto do utilitário mais famoso do mundo começou a ser esboçado em Wolfsburg, na Alemanha, logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesta época, a fábrica da Volkswagen ainda não estava completamente refeita dos danos do conflito e dos bombardeios, embora já estivesse produzindo razoavelmente o Sedan.

Nasceu da simpatia de um oficial inglês das forças de ocupação (Major Ivan Hirst, encarregado da produção), de um engenheiro alemão (Alfred Haesner) e, principalmente, de um holandês (Ben Pon), dono de concessionária, a idéia de um automóvel revolucionário e muito eficaz. Na verdade, seria o primeiro minifurgão ― minivan ― do mundo.



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Volkswagen Gol

VW GOL BX 1981


Em 30 anos, três gerações e muitas versões, o Gol passou por altos e baixos e consagrou-se como o carro mais vendido de nossa história

Na segunda metade dos anos 70 a Volkswagen brasileira deparava-se com a necessidade de desenvolver um sucessor para o Fusca. Mesmo com o êxito do Brasília, lançado em 1973 com esse objetivo, os mais modernos Fiat 147 e Chevrolet Chevette começavam a tirar mercado da marca alemã. Na linha europeia da empresa havia duas opções abaixo do médio Passat: o pequeno Polo, lançado em 1975, e o médio-pequeno Golf, do ano anterior. No Brasil, embora desde 1974 existisse o Passat — considerado um "anti-VW" por suas características mecânicas totalmente diversas às tradições da marca —, o restante da linha era baseada no conceito de motor traseiro refrigerado a ar. No contexto de hoje, para lançar um carro dessa classe, seria natural escolher um dos modelos europeus (Polo ou Golf) e produzi-lo aqui na fábrica que seria construída em Taubaté, SP. Mas havia alguns problemas.

sábado, 29 de junho de 2013

Ford Maverick GT 1974





Ford Maverick GT 1974


A Ford insistiu em lançar o Maverick e pagou o preço: apesar dos atributos, ele não reprisou o sucesso que fez nos EUA Em meados da década de 1960, quase 20 anos após o final da Segunda Guerra Mundial, o consumidor dos Estados Unidos estava cansado da velha fórmula americana de carros enormes e espalhafatosos, com cromados em abundância. O rabo-de-peixe, moda que chegou ao ápice no final da década anterior, já não tinha mais lugar em um mercado de linhas limpas, um claro desafio à criatividade dos desenhistas. Foi uma fase de transição, em que os compradores buscavam produtos mais racionais, dotados de mais substância e menos marketing.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Rural Willys 1968



Derivada do indestrutível Jeep, a Rural e o PickupWillys ajudaram a desbravar nossas estradas
Ao término da Segunda Guerra Mundial, a Willys-Overland Company, empresa americana fundada em 1907 (saiba mais), buscava novas aplicações para seu famoso utilitário Jeep. A idéia era criar uma carroceria mais convencional, a ser montada sobre a mecânica do fora-de-estrada, dando origem ao que os anúncios apresentavam como o Victory Car, o Carro da Vitória.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Volkswagen Sedan 1961 (Fusca)

Miniatura comercializada pela Editora Planeta Dagostini - 1:43 muito rico em detalhes

História
Nenhum carro criou laços tão pessoais com seus donos e foi
tão humanizado no imaginário mundial quanto o Fusca

Volkswagen... Poucas vezes um nome representou um produto com tanta clareza, honestidade e profecia. A palavra alemã significa carro do povo — seja povo no sentido de população ou no de classe trabalhadora. Se foi para o povo alemão que ele foi criado, foram os povos de vários países que o consagraram como um dos projetos mais bem-sucedidos — em termos tecnológicos, comerciais e culturais — da indústria automobilística mundial no século 20. Dentre esses, nenhum alcançou a popularidade e o carisma daquele automóvel alemão com perfil de besouro.

terça-feira, 19 de março de 2013

Chevrolet Opala SS - 1976




Amplo, confortável e cheio de torque, o Opala vendeu mais de um milhão e deixou saudades como poucos


Instalada no Brasil em janeiro de 1925, a Companhia Geral de Motores do Brasil S.A. -- depois General Motors do Brasil -- restringiu-se a montar e depois fabricar picapes, utilitários e caminhões até meados da década de 60. Finalmente, a essa época era definida junto ao GEIA, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística instaurado pelo governo de Juscelino Kubitschek, a produção do primeiro automóvel Chevrolet nacional.

As opções oscilavam entre os grandes carros da matriz americana, como o Impala tão bem-sucedido em nossas terras, e os modelos mais leves e econômicos da subsidiária alemã Opel, alguns dos quais -- Kadett, Olympia e Rekord -- chegaram a ser importados em pequena quantidade. Pois foi entre o médio-pequeno Kadett e o grande Rekord que a GMB mais hesitou, acabando por escolher o segundo.