A Chevrolet 3100, mais conhecida como Chevrolet Brasil, foi a primeira pick-up GM produzida no Brasil. Seu lançamento ocorreu em julho de 1958 e foi substituída em 1964 pela linha C-10.
Produzida na fábrica de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo com indice de nacionalização de 54% do seu peso.
A versão brasileira possui estilo único, pois sua cabine só foi produzida aqui no Brasil. Trata-se de uma mistura do modelo "Advanced Design" (cabine da pick-up 1954 e 1955 1ª série) com a frente americana da série "Task Force" (pick-up 1955 2ª série até 1959).
O nome Chevrolet Brasil se deve ao fato de ser o 1º modelo produzido no mercado brasileiro. Os logotipos do modelo traziam um mapa do Brasil em seu interior.
Equipada inicialmente com o motor Thrifmaster 235 (3860cc) da pick-up GM americana, ainda em fins de 1958 recebeu o motor Jobmaster 261 (4278cc), 6 cilindros em linha, fabricado em São José dos Campos, São Paulo.
Posteriormente foi lançada a versão cabine dupla, o Chevrolet Alvorada e a perua de passageiros denominada Chevrolet Amazona. Entrou em produção também um furgão, chamado Chevrolet Corisco.
Em fins de 1962 foi introduzida uma reestilização na dianteira, com nova grade e 4 faróis.
ALTERAÇÕES
1958: Capô sem vincos; calotas da Marta Rocha 57; (12/58) capacidade de carga elevada para 735kg; o motor 235 americano é substituído pelo 261 nacional;
1959: (12/59) lançada a perua Amazona;
1960: Câmbio nacional Clark 260T; eixo traseiro nacional Tinken;
1961: Lançada a perua cabine dupla Alvorada;
1962: O carburador Rochester monojet foi substituído pelo carburador DFV-228;
1963: Eliminada a luz direcional na coluna da porta (orelha de padre);
PROJEÇÕES - RENOVADA DE CORPO E ALMA
Como seria o design da Chevrolet 3100 nos dias de hoje? Abaixo temos a projeção na concepção da http://wlimadesign.blogspot.com.br/, vejam:
HISTÓRIA
Brasil. País ainda promissor para a Chevrolet e para tantas outras marcas. Em 1958 a Chevrolet lançava no Brasil a 3100, que ficou conhecida por tudo país como Chevrolet Brasil, tudo por ter sido o primeiro modelo da marca a ser fabricado no país. Em seu logo, o modelo tinha a marca Chevrolet e ao fundo tinha o mapa do Brasil. A picape foi lançado em 1958 e vinha com motor 3.1 V6 à Gasolina que rendia 136CV, importado dos EUA, associado a um câmbio manual de 3 velocidades. Fabricada em São Caetano do Sul, em São Paulo, tinha 54% das peças nacionalizadas.
O modelo tinha velocidade máxima de 125km/h e ia de 0 à 100km/h em 19 segundos e fazia uma média de 5,1km/l, uma legítima "beberrona". Em 1959 o modelo ganhou o motor nacional, mas ainda era o mesmo 4.3 V6 à Gasolina que rendia 142CV de potência. Em pouco tempo, a linha 3100 ganhou outras carrocerias, como a Alvorada (1961) que era uma das primeiras picapes com Cabine Dupla, além da Amazona (Lançada em Dezembro de 1959 e que você deve ver nos próximos fins de semana) e furgão Corisco.
Na capacidade de carga, o modelo levava 735kg em sua caçamba. O modelo durou até 1962 com a frente mais simples (primeira foto) e a partir de 1962 o modelo ganhava mudanças, como os 4 faróis na dianteira, mudando a grade outros outros detalhes. Como não temos dados de vendas, entre 1962 (3.747), 1963 (3.028) e 1964 (6.624 - Vendas junto com a C14), somam 13.399 unidades do modelo. Em 1964, a Chevrolet Brasil saía de linha no Brasil, deixando a vaga para a Chevrolet C14 e logo depois com a C10.
A Brasil no país competia principalmente com a Ford F100, que era lançada em 1957. Já a Alvorada era a picape mais família da linha 3100, ou melhor dizendo, Brasil. O modelo levava 6 pessoas, e era a "bisavó" da S10 Cabine Dupla. Atualmente é muito difícil ver uma Alvorada em ótimo estado, isso porque o modelo vendeu pouco no Brasil e a maioria dos modelos atualmente estão sucateados ou em péssimo estado de conservação. A Alvorada (Última foto) tinha a traseira diferente, com porta-malas, que foi lançada em 1961 no Brasil.
Uma unidade da Alvorada, ainda em estado aceitável |